Convidados

PROFESSORES CONVIDADOS

Profa. Ms. Izaíra Silvino



Regente de coro, compositora, arranjadora, animadora cultural, escritora e poeta. Professora de Educação Artística e Musical. Como regente do Coral da UFC, é responsável pela introdução da gramática do coro cênico no Ceará – anos oitenta – (como fizeram os Maestros Samuel Kerr, em São Paulo, e Marcus Leite, no Rio de Janeiro). Nascida em Baturité-Ceará, em 1945, filha de José Silvino da Silva e Isabel Diogo da Silva. Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais (UFC), Licenciada em Música (UECE), Especialista em Música do Século XX (UECE), Mestra em Educação (UFC). Professora Aposentada da Faculdade de Educação da UFC, desde 1996. Presta Assessoria, como Regente, aos Painéis FUNARTE DE REGÊNCIA CORAL, desde 2006. Desde 2007, compõe a Direção da DIZ Editor(A)cão e Produção Cultural. Casada com Didi Moraes (há trinta anos) é mãe de Davi Silvino Moraes e Isabel Virgínia Silvino Moraes. Autora de “Ah! Se eu Tivesse Asas!” (DIZ Editor(A)cão. 2007), “Esmiunçando Saberes de Gente Semente” 


Profa. Marisa Fonterrada


Tem graduação em Música (Bacharelado) pela Universidade São Judas Tadeu (1977), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e é Professor Livre-Docente em Técnicas de Musicalização pelo Instituto de Artes da UNESP. Atualmente é aposentado do Instituto de Artes da UNESP, trabalhando como vluntária no Programa de Pós-graduação em Música - Mestrad e Doutorado. Coordenadora da ETEC de Artes do Centro de Educação Tecnologica "Paula Souza", da Secretaria de Estado do Desenvolvimento de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, música, canto coral, ecologia acústica e A disciplina Artes no ensino fundamental, médio e superior.



Prof. Luiz Piquera


É um dos criadores da Associação Cultural Coro e Osso e regente oficial do Grupo Vocálice e do Grupo Vocal Coro e Osso (veja a atividade que desenvolve nestes grupos clicando nos links de acesso) Licenciado em Música e Graduado em Violão pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, em 1991 ganhou em 1º lugar o II Concurso de Violão do Conservatório Musical “Souza Lima”, São Paulo, na categoria Música de Câmara, apresentando-se em duo com a flautista Suzana Samorano. Atuou como cantor no grupo AFTER HOUR VOCAL JAZZ, e como monitor dos grupos MADRIGAL REVIVIS e CORAL MUNICIPAL DE BATATAIS. Estudou regência coral com JON WASHBURN (Canadá), em curso promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Participou do I e do IV FÓRUM RIOACAPPELLA DE MÚSICA VOCAL, na cidade do Rio de Janeiro, e da CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE REGENTES DE COROS – Brasília – DF. Atualmente ministra aulas de música na cidade de Matão – SP e dedica-se à pesquisa em composição e arranjos para a formação coral. Atua como regente e diretor artístico do Musiarte - Coral de Alunos do Colégio Progresso em Araraquara - SP, e em Matão, do Coral do IMMES – Instituto Matonense de Ensino Superior, do Grupo Vocálice e do Grupo Vocal Coro e Osso. Com este último, lançou, em 2002, o CD: “ALIÁS” GRUPO VOCAL CORO E OSSO CANTA DJAVAN, apresentando-se, com espetáculo homônimo, em diversas cidades do Estado de São Paulo, e em julho/2003, como coro convidado do V NORDEST CANTAT INTERNACIONAL em Maceió – AL. Em abril de 2004, apresentou-se com o Grupo Vocal Coro e Osso, como único coro estrangeiro convidado, do II FESCUP – Festival de Coros da Universidade Portucalense, na cidade do Porto, em Portugal. Cursou o minicurso “História e Música: Metodologia e Historiografia” com o Prof. Dr. José Adriano Fenerick, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Araraquara – SP. Dirigiu, a convite do SESC – Araraquara, os espetáculos: “Motor da Luz” (2003) e “Maestro Tescari – Da Capo ao Filme” (2005). Em outubro de 2005, em Fortaleza – CE, apresentou o espetáculo “ALIÁS” no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e participou, no Centro Cultural Oboé, de mesa-redonda sobre a produção artística dos diferentes tipos de organizações corais, promovido pelo Coro da UFC – Universidade Federal do Ceará. Em 2007, com os Grupos Vocálice e Coro e Osso, e participação do percussionista Caito Marcondes, lançou o CD “OUTRO” apresentando a “SUÍTE MÚSICA VOGAL - OUTRO” ( para dois coros, solista e percussão) de sua autoria.



Prof. Dr. Erwin Schrader


Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1989), graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1997), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é professor de Ensino Básico Técnico Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, regente do Coral da Universidade Federal do Ceará e do Coral das Luzes (COELCE). Coordena na UFC as atividades do Núcleo de Percussão, Casa de Artesanato Musical, Núcleo de Musicografia Braille e o Programa de Extensão "Brincantes Cordão do Caroá". Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Canto Coral.



Tecnologia do Blogger.

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.